quinta-feira, 9 de maio de 2013

Relato das alunas da E.J.A após aula de Ciências, onde triveram a oportunidade de aprender como fazer sabão


 Fernanda S. Santos - 6ª série 2º Termo Suplência II
Todos os alunos da 6ª série da E.J.A se reuniram no pátio, juntamente com a professora Renata e alguns alunos de outras séries.
Material utilizado: 5 litros de óleo de cozinha já usado, 1 litro de soda cáustica, e 1 litro de água , 1 balde e 1 cabo de vassoura.
Para o preparo foi misturado todos os ingredientes dentro do balde e mexendo com o cabo de vassoura por volta de uns 40 minutos, em seguida, colocado dentro de caixas de leite e guardado num local seguro para endurecer. O sabão ficou lá por 7 dias,  depois foi desenformado e entregue aos alunos e professores que levaram para casa.
O acontecimento ocorreu sob orientação das alunas: Maria de Lurdes e de Maria Aparecida e por meio de registros escritos e fotos.
Vanessa Ap. dos Santos - 6ª série 2º Termo Suplência II
Foi combinado uma aula de sabão com as alunas Maria Aparecida e Maria de Lurdes.
Nós utilizamos  5 litros de óleo usado , 1 litro de água, 1 litro de soda caústica.
Dona Maria de Lurdes trouxe os utensílios necessários para fazer o sabão, 1 balde de plástico, 1 cabo de vassoura para mexer e 1 jarra de 1 litro para medir os ingredientes .
Fomos todos para o pátio da merenda, juntamente com a turma da 1ªa 4ª série.
Vimos como misturar os ingredientes, principalmente a soda caústica que tem que mexer com muito cuidado num só sentido para não desandar.
Alguns alunos participaram ajudando a mexer.
Observamos dar o ponto, quando estava quase esbranquiçado e mais consistente, D. Cida separou nas caixinhas de leite para endurecer , mais ou menos 7 dias.
Depois voltamos para a sala de aula e fizemos o registro.
Foi muito interessante essa aula.
 










 
 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário