terça-feira, 29 de maio de 2012

E.M. Eugênia Pitta usa jornal A Tribuna para trabalhar Cultura da Paz com alunos


Sexta-feira, 25 de maio de 2012
LEITURA – Os alunos retiram do jornal A Tribuna matérias relacionadas ao assunto discutido
E.M. Eugênia Pitta usa jornal A Tribuna para trabalhar Cultura da Paz com alunos Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
 


 

O projeto trabalha a promoção de valores como a não violência, paz no ambiente escolar, respeito às diferenças, educação e prevenção ao uso das drogas

A promoção de valores como a não violência, paz no ambiente escolar, respeito às diferenças, educação, prevenção ao uso das drogas, está sendo trabalhada com os alunos 7ª série da E.M. Eugênia Pitta Rangel Veloso por meio do projeto ‘Teia de Valores Promovendo a Cultura da Paz’ e o auxilio do jornal A Tribuna, usado como principal fonte de pesquisa.
Semanalmente, os alunos tiram do jornal A Tribuna matérias referentes ao tema para promoverem rodas de bate-papo, apresentação teatral, leitura sobre os direitos humanos, relacionando o assunto às reportagens publicadas no periódico.
Juntas, a professora de Língua Portuguesa Vanessa Cristina Marchesini e a substituta Geórgia Borges Ferreira, promovem em sala de aula o hábito da leitura e o exercício da escrita por meio dos textos retirados do jornal impresso e pesquisas online.
“Foi bom porque os alunos tiveram a oportunidade de conhecer sobre os direitos humanos e como funciona”, comenta o estudante Rafael Barros Dias da Silva. Em casa, segundo ele, a reação dos pais ao saberem do trabalho foi emocionante. “Meus pais acharam super interessante essa atividade na escola”.
“Iniciamos o projeto falando dos direitos humanos e usamos o laboratório de informática para a pesquisa sobre o tema que foi discutido e conversado com os alunos. Tentamos deixar as crianças mais críticas sobre esse assunto porque elas têm o direito de uma boa educação, saúde e convivência familiar”, explica a professora Geórgia.     
A ideia é que cada estudante saiba respeitar uns aos outros e conheça os direitos garantidos por lei. Para isso, a equipe educacional participou ativamente com os estudantes dentro e fora de aula. “Os alunos se mostraram interessados. Ensinamos a eles os direitos e deveres, incluindo o respeito no ambiente escolar e com o próximo”, conclui a orientadora educacional, Carolina de Oliveira Astolfo.

Site: Prefeitura Municipal de Itanhaém  25 de Maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário