
terça-feira, 10 de abril de 2012
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Comemoração da Páscoa!!!
Na semana da Páscoa os alunos ganharam da escola um ovo da páscoa e
se divertiram com a máscara de coelhinho.
se divertiram com a máscara de coelhinho.
HTPC -A importância do computador no processo da mudança na escola.
HATPC - Utilizando o recurso tecnológico para promover uma
prática pedagógica diferenciada
O computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de mudança na escola - a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento. Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores. Usar o computador com essa finalidade requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, demanda rever a prática e a formação do professor para esse novo contexto, bem como mudanças no currículo e na própria estrutura da escola.
Patrícia Azimonte Iribarne
Assessora Pedagógica
Estudo – Palestra:
O desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula: em busca de um fazer coerente
A palestra reforça a noção de Aprendizagem Significativa, partindo da evolução do conceito de aprendizagem através do tempo. Aborda as seguintes questões:
- Conceito e mecanismos da aprendizagem significativa;
- A estrutura “arquivística” X a estrutura de rede do cérebro humano e suas consequências na sala de aula;
- A necessidade e as características da sociointeração entre professor e aluno;
- Os sete passos da aprendizagem significativa.
Júlio Furtado
HTPC - CURSO DE LIBRAS
A proposta de introduzir LIBRAS em nossos HATPCs é reconhecer a importância da estrutura da Libras para o educador, apresentando uma nova abordagem sobre o estudo inclusivo, este trabalho propõe compreender o uso da LIBRAS como meio de comunicação aos nossos alunos portadores de deficiência auditiva.
É imprescindível que os responsáveis pelo ensino do surdo estabeleçam uma pedagogia onde cada educador seja operante competente e responsável pela contribuição de um ensino de qualidade. Assim estará garantida a sua inclusão social, levando-o à qualificação tal qual o ouvinte. Com paciência e atenção faremos com que a barreira da comunicação entre surdos e ouvintes se desmorone, proporcionando a ambos uma vivência plena.
O ensino de libras a nossos educadores é de relevada importância, pois favorecerá a construção do ambiente comunicacional e de interação entre os ouvintes e as pessoas com surdez, bem como, irá enriquecer o processo de desenvolvimento humano e a aprendizagem de todos os alunos.
Agradeço imensamente pela parceria de nossa intérprete alfabetizadora e amiga Cristiane Cícera de Assis que como sempre demonstra grande dedicação e empenho em contribuir com nossos alunos, profissionais e comunicade.
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