HATPC - Utilizando o recurso tecnológico para promover uma
prática pedagógica diferenciada
O computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de mudança na escola - a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento. Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores. Usar o computador com essa finalidade requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, demanda rever a prática e a formação do professor para esse novo contexto, bem como mudanças no currículo e na própria estrutura da escola.
Patrícia Azimonte Iribarne
Assessora Pedagógica
Estudo – Palestra:
O desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula: em busca de um fazer coerente
A palestra reforça a noção de Aprendizagem Significativa, partindo da evolução do conceito de aprendizagem através do tempo. Aborda as seguintes questões:
- Conceito e mecanismos da aprendizagem significativa;
- A estrutura “arquivística” X a estrutura de rede do cérebro humano e suas consequências na sala de aula;
- A necessidade e as características da sociointeração entre professor e aluno;
- Os sete passos da aprendizagem significativa.
Júlio Furtado
Nenhum comentário:
Postar um comentário