sexta-feira, 20 de abril de 2012

Biblioteca abre inscrições para espetáculo infantil e workshop de contação de histórias

Ouvir histórias é de uma grande importância para a criança, pois irá levá-la a interessar-se cada vez mais pela leitura e pelos livros, levando por isso ao sucesso escolar.

            Contar histórias é também uma boa maneira de ajudar as crianças a lidar com os seus sentimentos. As histórias encorajam o seu desenvolvimento e aliviam tensões, desenvolvem a capacidade de fantasia e imaginação (aprende-se e desenvolve-se desde criança), fornece escapes necessários, falando aos medos internos da criança.

            Nas histórias a criança identifica-se com os personagens, agora mais com um e mais tarde com outro. Os personagens têm determinadas tarefas ou provas para ultrapassar: tal como a própria criança.
           
Lembra a Psicanálise, que a criança é levada a se identificar com o herói bom e belo, não devido à sua bondade ou beleza, mas por sentir nele a própria personificação de seus problemas infantis: seu inconsciente desejo de bondade e beleza e, principalmente, sua necessidade de segurança e proteção. Pode assim superar o medo que a inibe e enfrentar os perigos e ameaças que sente à sua volta, podendo alcançar gradativamente o equilíbrio adulto.
           
O final feliz é muito importante, encoraja-os a lutar por valores positivos na vida.
Dragões, bruxas, encantamentos, anões e a fada princesa todos vivendo entre “Era uma vez…” e “…viveram felizes para sempre.”. É um tempo sem tempo, um espaço sem espaço: é a dimensão do imaginário.

Professoras responsáveis: Lilian e Fátima do 2º anos.
Patrícia Azimonte Iribarne
Assessora Pedagógica






































Nenhum comentário:

Postar um comentário