sexta-feira, 1 de junho de 2012

Painel de azulejo do século passado resgata história do bairro Belas Artes


Painel de azulejo do século passado resgata história do bairro Belas Artes Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br






 




O local onde se encontra o painel já abrigou, em tempos passados, a Colônia de Férias Benedito Calixto, da ABPA
    Quem passa pela entrada da Garagem Municipal, no bairro Belas Artes, pode não imaginar que ali se encontra uma obra de grande valor para a Cidade. Um painel de azulejo que retrata índios, jesuíta e colonizadores, numa alusão ao período colonial do Brasil, assinado e datado em 1955, foi encontrado em fevereiro deste ano e, desde então, tem resgatado a história de um dos bairros mais antigos de Itanhaém.

Para constatar a autenticidade da obra e descobrir sua autoria, a museóloga Liliana Di Bella Napolitano entrou em contato com a Associação Paulista de Belas Artes (APBA), em São Paulo, que enviou à Liliana documentos e fotos sobre a obra. Descobriu-se então que o painel de azulejo fora pintado pelo artista italiano Francisco Parlagreco.
A museóloga também descobriu que o local onde se encontra o painel já abrigou, em tempos passados, a Colônia de Férias Benedito Calixto, da ABPA. O nome deu origem ao atual bairro Belas Artes.
A influência dos artistas que frequentavam a Cidade foi tanta que os nomes de muitas de suas ruas remetem a grandes artistas brasileiros, como Oscar Pereira da Silva, Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo, Victor Meirelles, entre outros.
BIOGRAFIA – Francisco Parlagreco (1916 – 1974) nasceu em Caltanissetta, na região da Sicilia, na Itália, em 3 de setembro de 1916. Estudou na Escola de Artes e Ofícios do Rio Grande do Sul e em 9 de novembro de 1944, aos 28 anos, ingressou na Associação Paulista de Belas Artes (APBA). O artista atuou como desenhista comercial, ilustrador de livros e pintor; e recebeu diversos prêmios em salões, exposições e da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário